FAQS

 
 
 
Perguntas Frequentes / Conselhos
 
 
 

Com que frequência se deve consultar um dentista?

 
Não adie, valorize os seus sintomas e às primeiras queixas visite o seu médico dentista. Mas lembre-se: é melhor do que tratar é prevenir.
Deverá fazer revisões pelo menos de 6 em 6 meses.

 
 
 

Conselhos sobre alimentação.

 
Uma alimentação equilibrada é fundamental para o seu equílibrio. É importante que controle a ingestão de alimentos açucarados entre as refeições e que escove os dentes a seguir à ingestão destes.
 
 
 
 
 
 
 

Conselhos sobre gravidez.

 
Se pensa em engravidar, visite o seu médico dentista antes da gravidez. Se já estiver grávida deverá consultar o seu médico dentista sem receios já que é seguro fazer tratamentos dentários. No entanto, cada caso será avaliado individualmente.
 
 
 

Conselhos sobre escovagem.

 
A escovagem dos dentes deve ser feita pelo menos duas vezes por dia e sempre antes de deitar antes de escovar deve utilizar um dispositivo de limpeza interdentário (fio dentário, escovilhões, jacto de água). Uma boa escovagem demora pelo menos 4 minutos e deve incluir todos os dentes e língua. Deve utilizar-se uma escova macia para não ferir as gengivas, preferencialmente com cabeça pequena, pois consegue chegar mais facilmente a todas as áreas da boca. A quase totalidade das escovas vendidas actualmente serve este propósito. Uma escova eléctrica é uma boa alternativa, para pessoas com menor destreza manual. A publicidade afirma que as escovas eléctricas são melhores que as manuais mas mais importante que a escova é a técnica e o tempo de escovagem.
 
 
 
 
 
 
 

Que cuidados devo ter a seguir a uma extracção ou cirurgia oral:

 
- Siga a medicação aconselhada pelo seu médico dentista, cumprindo as tomas e as horas. Tente não se atrasar especialmente na toma dos antibióticos.
- Evite o acto de cuspir e de bochechar.
- Faça uma dieta mole, liquida e preferencialmente com alimentos frios, gelados, iogurtes, papas e bebidas frias, já que vão ajudar diminuindo a inflamação. Evite mastigar para a área afectada.
- Evite comidas e bebidas quentes. O aumento de temperatura provoca um aumento da circulação sanguínea e consequente aumento da inflamação, podendo originar dor.
- Pode e deve lavar os dentes e a zona afectada, após as refeições, com uma escova macia.
- Evite fumar, pelo menos nas primeiras 48h. O fumo do tabaco além de ser muito quente é um irritante gengival, aumentando a inflamação e diminuito a cicatrização.
- Se necessário, durma com duas almofadas. A elevação da cabeça diminui os edemas e o inchaço.
 
 
 

O que devo fazer se partir um dente:

 
Por vezes os acidentes acontecem e devemos estar preparados para os resolver.
A fractura de um dente anterior é muito comum após um embate ou durante a prática desportiva.
Deve-se localizar o fragmento do dente e coloca~lo num recipiente com saliva da pessoa acidentada (melhor hipótese).
Caso não seja possível colocar o fragmento em saliva opte por leite, soro fisiológico ou um pano húmido. No caso de ser um adulto pode também manter-se o fragmento debaixo da língua. Tentar evitar ao máximo que o fragmento seque.
Não tente lavar ou escovar o fragmento.
Procurar um dentista de modo a avaliar o trauma e repor o fragmento. Quanto mais rápido o fragmento for recolocado em seu lugar original, melhor o prognóstico.
Nem sempre é possível colar o fragmento mas deve ser a primeira hipótese.

 
 
 
 
 
 
 

Quantas vezes por dia devo lavar os dentes? E as crianças?

 
Lave sempre os dentes com os seus filhos de manhã e antes de deitar. A melhor forma de ensinar as crianças a desenvolver bons hábitos de higiene é dar-lhes um bom exemplo. As crianças pequenas tem dificuldade em escovar os dentes sozinhas e devem ser assistidas pelos adultos. No final da escovagem verifique se todas as superfícies estão bem escovadas.
 
 
 

Que cuidados devo ter com a minha prótese?

 
As próteses são frágeis e podem partir-se ao caírem. Tenha sempre cuidado quando as tiver fora da boca especialmente quando estiver a limpá-las. Escove as suas próteses diariamente, com escova própria para o efeito, para remover os restos alimentares e a placa bacteriana, prevenindo assim, que fiquem manchadas. Existem no mercado pastas e espumas próprias para o efeito. Ao deitar, quando retirar a prótese não deixe que seque completamente. Coloque-a numa solução de limpeza ou dentro de água enquanto não está a usá-la. Na sua higiene oral diária não deve esquecer de escovar as suas gengivas, língua e palato antes de colocar a sua prótese.
Consulte o seu dentista no caso de a prótese fracturar ou se estiver muito solta. Não tente ajustá-la por si mesmo já que pode levar a um estrago maior que não é reparável.
 
 
 
 
 
 
 

Sou fumador, em que medida isso prejudica a minha boca?

 
É de conhecimento geral que o tabaco prejudica a sua saúde e os seus efeitos negativos na boca vão além do manchar os dentes e causar mau hálito. O tabaco é altamente carcinogénico ou seja é um factor de risco para o cancro oral. Além disso o tabaco provoca secura das mucosas (xerostomia) e a diminuição do fluxo da saliva aumenta o risco de cáries e problemas gengivais. Deixe de fumar hoje.
 
 
 

Praticar muito desporto pode acarretar algum tipo de problema na boca?

 
Os atletas amadores e profissionais devem ter um cuidados reforçados com a saúde oral. O exercício físico intenso e regular diminui o fluxo salivar aumentando o risco de erosão do esmalte que contribui para o aparecimento de cáries e outros problemas gengivais como o aumento de tártaro. Qualquer foco de infecção pode prejudicar o seu rendimento, aumentar o risco de lesões e aumentar o tempo de recuperação das mesmas.